Neste mês mariano convidamos você a inclinar-se para o céu e depositar no seu coração a alegria de quem tem Deus no comando da vida, porque foi isso que vivemos no dia 13 de março de 2021 no II Encontro Estadual Mães que Oram pelos Filhos do Tocantins, um encontro dedicado a Maria, nossa mãe e, desde o tema selecionado até tudo o que residiu na programação, a ordem divina para nós é: Alegra-te, eu estou contigo! Isso mesmo, nada pode nos abater!
Sob a condução da Coordenadora Estadual, Marcella Suaid, o Encontro nos levou à reflexão de quantos e tamanhos desafios têm sido acumulados. Sim, são muitos e em tantas pessoas concomitantemente que às vezes não enxergamos do lado a quem recorrer. Mas o que aprendemos ou relembramos neste dia com Nossa Senhora é que não precisamos entender, precisamos viver, viver confiantes que Deus, em sua infinita misericórdia, cuida de nós!
Padre Hadeleon Santana, Diretor Espiritual Geral do Movimento, se unindo a todas às mães, convidou, por oportunidade da abertura, que deixássemos Nossa Senhora nos acolher: “Ela te leva à Jesus.” E não se esqueça mãe, “Você não tem noção do seu poder de intercessão de mãe…imagine isso somado à força de Nossa Senhora de La Salette!”
A emocionante entronização de Nossa Senhora de La Salette aconteceu ao som da oração “Lembrai-vos” pelo Pe. Hadeleon Santana e da música Bela Senhora cantada pelo Serviço de Música.
Não poderia faltar o Terço pelos Filhos, a oração-identidade do Movimento, dirigido porBhonny – Coordenadora do Serviço de Formação, nos prostramos de joelhos para vermos nossos filhos de pé!
A pregação de inauguração “Alegrar-se com Maria” ficou a cargo da fundadora Angela Abdo que de forma precisa e muito profunda, apregoou que somos predestinadas a sermos felizes, mas não somos porque não confiamos e precisamos aprender com Maria a dizer SIM! “Você quer ser alegre? Seja serva!”, reforçando o convite para conhecermos a Palavra, para estarmos sempre com Deus, e estando Deus conosco, mais ainda queremos conhecê-lo, como um ciclo que se alimenta e não há porque temer!.
Com a pregação “Buscar se assemelhar com Maria, modelo de santidade” Cristiane Xavier-Coordenadora Estadual do Espírito Santo nos traz a importância de Maria como intercessora, pois Deus também, na infinidade do seu poder, escolheu Maria como caminho para trazer seu Filho aos homens e nós, homens, temos esse caminho até Deus. Xavier nos lembra que, como nas bodas de Caná, quando convidamos Maria para nossa vida, ela está à frente das nossas necessidades, das nossas vontades, enxerga o que a gente não enxerga e Jesus sabe que o que Maria pede, é pedido do Pai e finaliza nos arrimando Maria, em sua fé e obediência, nosso grande modelo de mãe paciente, silenciosa, resiliente e humilde, virtudes de uma vida de oração.
O momento mais aguardado, a Adoração ao Santíssimo Sacramento foi conduzido pelo Padre Lenício Nascimento, Diretor Espiritual do Grupo de Mães da Paróquia Mãe Rainha entregando cada mãe ao nosso Senhor.
Ao recebermos Jesus Eucarístico em nosso meio, o sacerdote nos convida a olhar para o Senhor, mesmo que nos percamos diante dos percalços do sofrimento e do deserto que enfrentamos é aos pés do Senhor que devemos estar. Maria era serva e mãe e estava ali, aos pés da Cruz, sem desistir! Proclame mãe, o senhorio do Senhor na sua vida! Proclame que nada poderá abalar este grande exército de mães intercessoras!
Sim, seguimos de joelhos para que nossos filhos se mantenham de pé! Assim como Maria diante da cruz, prostramos não só nossos joelhos, mas também os nossos corações aos pés do Salvador!
Munique de Oliveira-Coordenadora do Serviço Estadual de Súplica nos desponta o mistério que veio do Altíssimo, anúncio que vem desde o Antigo Testamento. Maria acompanhou Jesus e viveu o calvário com Ele, mas não duvidou e ela chama todas as mães reconhecerem a maternidade de Maria em suas vidas, deixemo-nos formar por Maria, mãe esta entregue pelo próprio Jesus para que também sejamos geradas por Maria. Permitamos que Maria seja quem ela deseja ser em nossas vidas. A Mãe sempre está diante de ti! Acolhamos-a em nossas vidas e confiemos a ela a nossa intercessão. Assim como esteve ao lado de Jesus, ela também está sempre ao nosso lado.
A última pregação “Reconhecer a Intercessão da mãe, Maria a antecipadora de milagres” ficou por conta de Flávia Nascimento-Coordenadora do Serviço Nacional Espiritualidade que lembrando orientação da fundadora, pronunciou o dever que temos de alimentar a nossa razão para fortalecer a nossa fé. Nós precisamos conhecer Maria! O carisma do Movimento é a intercessão, o Movimento nos prepara para a viver como Maria. Intercessão não é só apresentar pedidos, é viver por amor. Em momentos de dor, de dificuldades, como Maria faria, como Maria responderia? Saiba que ela está por você, mãe!
Consagrando o II Encontro Estadual do Tocantins, a Santa Missa de encerramento foi celebrada pelo Padre Eduardo Zanom, Diretor Espiritual do Grupo de Mães da Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo de Palmas que em sua homilia citou que mesmo no exílio temos que ter alegria pelo amor de Deus por nós. E amor de mãe é como o amor de Deus, não poupa nenhum esforço para estarmos em comunhão com Ele, na luz, verdade. É um amor que persevera! Na nossa caminhada não pode faltar amor. Alegrai-vos no Senhor!
Todo o II Encontro Estadual do Estado do Tocantins foi animado pelo Serviço de Música com as mães Sônia, Maria Fernandes,Euza Soares, Mônica Gomes e teve participação especial da filha de mãe que ora, Maria Fernanda Ayres Parente.
Em razão do contexto pandêmico, o Encontro não teve público presencial e foi transmitido online pelo YoutubeMães que Oram pelos Filhos e pode ser integralmente relembrado acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=ns32gD10jYA .
Nos nossos coraçõestransborda gratidão a todos os sacerdotes e pregadores e especialmente à Catedral do Divino Espírito Santo, Palmas/TO e ao Padre Zanom por receber nosso encontro.
Muitas mães prestigiaram essa tarde, chegamos a contabilizar cerca de 700 presenças simultâneas enquanto no chat da transmissão uma chuva de mensagens com pedidos de oração e agradecimento de todas as cidades do Tocantins e também do Brasil regava esse momento.
Os produtos do Movimento foram divulgados pela Coordenadora do Serviço Estadual de Vendas, Iolanda Valuá e podem ser adquiridos pelo site loja.maesqueorampelosfilhos.com ou diretamente com o serviço estadual pelos contatos: 63 9.8488-8572 e e-mail [email protected]
Viva o Movimento Mães que Oram pelos Filhos!
Músicas cantadas no II Encontro Estadual do Tocantins:
Deus pode tudo!
Bela Senhora
Perfeito é quem te criou
Mãe da Fé
Mãe Intercessora
Mãe do Novo Homem
Nada poderá me abalar
Regaço acolhedor
Exército da Fé
Porta do céu
1 Comentário
Momento de muito aprendizado pra minha vida , Deus seja louvado em Movimentos das Mães que oram pelos filhos.